O tempo passa para todos mas isso não tem de ser sinónimo de uma pele envelhecida, principalmente se souber escolher corretamente os seus produtos de cuidados de pele. Aquilo que não falta são cremes e elixires que prometem manter (ou devolver) a frescura, beleza e jovialidade da sua pele mas um dos segredos está em olhar para a lista de ingredientes.
Cada caso é um caso e um creme que resultou para uma das suas amigas pode não ter os mesmos efeitos em si. Fatores como o seu tipo de pele e a sua idade têm de ter ser tidos em conta na escolha de um produto de antienvelhecimento (ou de qualquer outro produto para a pele, na verdade); no entanto, existem alguns componentes que deve procurar no novo produto que irá manter a sua pele lisa e jovem:
A oxidação é essencial para o nosso organismo, já que ajuda a combater vírus e micróbios; mas, ao mesmo tempo, pode revelar-se nociva e causar grandes danos, para além de contribuir para alguns tipos de cancro e doenças cardíacas. A solução encontra-se no equilíbrio de quantidade entre oxidantes e antioxidantes.
Os antioxidantes ajudam a prevenir ou parar os danos causados pelos oxidantes, ou seja, pelos radicais livres que dão início a reações em cadeia que podem afetar as células e até levar à sua morte. Ao interromper estas reações, os antioxidantes erradicam os radicais livres intermediários, prevenindo mais oxidação e a destruição de ADN, elastina e colagénio.
Os principais antioxidantes são as vitaminas A, E e C e, apesar de ser fácil encontrá-los na alimentação – em várias frutas, vegetais e bebidas como o chá ou o vinho – os produtos de beleza podem ser uma fonte adicional.
Derivado da Vitamina A, o Retinol é o ingrediente mais eficiente na luta contra o envelhecimento cutâneo (apesar de serem necessárias algumas semanas para os resultados serem visíveis). Os benefícios são inúmeros: ajuda as células da pele a criar uma pele mais saudável, aumenta a produção de colagénio (que tem como função manter a sua pele, ligamentos e outras estruturas, firmes e unidas) e de elastina (que, como o nome indica, confere elasticidade à sua pele), elimina as células mortas que tornam a sua pele baça e estimula a circulação, o que faz com a pele tenha um aspeto mais saudável. Desde rugas e flacidez a marcas causadas pela exposição ao sol, este ingrediente é o verdadeiro combate-tudo da luta contra a pele envelhecida.
Por ser uma substância tão eficaz, é comum a pele ficar irritada, especialmente quando há contacto direto com raios solares. Por isso, se optar por produtos baseado em retinol, aplique-o de noite após lavar o seu rosto, e não de esqueça de usar um creme hidratante com SPF todas as manhãs.
Apanhar sol tem benefícios para a sua saúde, mas quando a exposição aos raios solares se torna excessiva passa a ter efeitos menos benéficos, sendo um deles o envelhecimento precoce da pele, ou fotoenvelhecimento: a pele torna-se mais áspera, espessa, amarelada, com manchas e rugas acentuadas e marcadas.
Por essa mesma razão, quando chegar a altura de adquirir um novo produto de luta contra o envelhecimento, garanta que este tem, pelo menos, SPF 30.
No Cuide de Si, existem diversos produtos que têm a finalidade de combater o envelhecimento cutâneo e que têm na sua composição alguns dos ingredientes de que falámos. Estas são duas sugestões:
É um creme desenvolvido a partir de colagénio de origem 100% marinha, que apresenta total compatibilidade com as células cutâneas e sendo assimilável por todos os tipos de pele. Aplicando de manhã e à noite no rosto, pescoço e colo através de movimentos circulares, resulta numa maior firmeza e densidade cutâneas e na estimulação da regeneração da pele.
Concebido para combater os primeiros sinais de envelhecimento cutâneo, este creme rico em vitamina C combate os efeitos nocivos da exposição a raios UVA e UVB e luta contra o fotoenvelhecimento, contribuindo para uma pele mais hidratada e com menos rugas e linhas de expressão. Para além do antioxidante referido, este creme tem também Osilift, que possui propriedades tensoras imediatas, e Vitamina E, com fortes propriedades antioxidantes.
Manter uma pele jovem e saudável não é difícil… vai deixar que a sua idade se reflita na beleza e saúde da sua pele? 🙂
Este post foi criado
em Quarta-feira, Agosto 31st, 2016 às 13:55.
Pode seguir as respostas a este post através do endereço RSS 2.0 feed.
Deixe o seu comentário
Trackback a partir do seu site