Estética e Saúde

O seu mundo de bem-estar
30
Dez 12

Radicais Livres

Ouvimos falar imenso sobre eles… e do envelhecimento que nos causam na pele… mas afinal… o que são os radicais livres?

Um radical livre, é um átomo, uma molécula ou um composto que contém um electrão em estado instável, ou seja, o electrão “solteiro” não quer estar sozinho, então procura um “par”, mas para isso persegue outras moléculas, atacando-as causando-lhes danos… o temido dano celular.

Radical livre

Na pele, os radicais livres são toxinas potentes que afectam as moléculas essenciais da nossa pele e evita que funcionem correctamente, causando a morte de algumas destas moléculas.

O que provoca o aparecimento de radicais livres?

Os radicais livres são provocados pela poluição, tabaco, raios solares, stress, álcool e até mesmo o exercício aeróbico excessivo.

Isto prejudica o ADN, as proteínas e os lípidos que formam as nossas células, faz com que não funcionem de maneira correcta e que não produzam colagénio e elastina, fazendo com que a pele fique debilitada, perca firmeza, e apareçam as rugas e as manchas na pele.

Fumar pode provocar radicais livres

Como combater os radicais livres?

As boas notícias é que existem uns súper heróis chamados antioxidantes. A vitamina A, C e E  são alguns dos antioxidantes que podem lutar contra os radicais livres.

5 alimentos ricos nestas vitaminas e que ajudam a combater os radicais livres são:

  • Cenoura: rica em betacaroteno, um importante pró-vitamínico A, que combate os radicais livres;
  • Citrícos (Laranja, limão e tangerina), morango, abacaxi ou kiwi: Ricos em vitamina C ajudam a retardar o envelhecimento precoce;
  • Óleo de frutos (coco), cereais e frutos secos: fonte em vitamina E, eficaz na prevenção do envelhecimento das células;
  • Tomates: fonte de licopeno, um antioxidante da vitamina A.

Citrícos são ricos em vitamina C

Para uma maior concentração de vitaminas, existem cápsulas naturais que lhe forneceram a dose necessária destas vitaminas.

Existem ainda cosmecêuticos ricos em antioxidantes pensados para combater os sinais de envelhecimento:

Mesoestetic Energy C é uma linha cosmecêutica com altas concentrações de vitamina C, concebida para combater os primeiros sinais de crono e fotoenvelhecimento.

Mesoestetic Energy C combate o envelhecimento cutâneo

Acompanhe o Estética e Saúde no facebook

Autor: Emy Tamada | Categoria: Envelhecimento cutâneo

Este post foi criado em Domingo, Dezembro 30th, 2012 às 22:25. Pode seguir as respostas a este post através do endereço RSS 2.0 feed.
Deixe o seu comentário
Trackback a partir do seu site

Deixe o seu comentário