Estética e Saúde

O seu mundo de bem-estar

A acne é normalmente associada à adolescência, mas alguns adultos – mais frequentemente mulheres com idades entre os 25 e os 40 anos – voltam a sofrer com este problema. É um destes casos? Se sim, leia este artigo até ao fim!

Acne na idade adulta

O que é a acne e porque aparece?

A acne é uma condição cutânea: uma inflamação das glândulas sebáceas e dos folículos pilossebáceos que produz oleosidade, resultando no aparecimento de pontos negros, pele oleosa, pústulas, e não só. Apesar de não ter consequências ao nível da saúde, pode ser motivo de incómodo pelo aspeto inestético.

A acne tardia é diferente daquela que afeta os adolescentes, na medida em que é mais difícil de combater. Ela pode afetar mesmo aqueles que não sofreram com ela durante a puberdade e pode ter várias causas, entre as quais:

  • Uso de produtos de cuidado de pele oleosos: este tipo de produtos obstruem os poros, não deixando a pele respirar. Principalmente se tiver pele naturalmente oleosa ou uma pele mista, tenha sempre em atenção o tipo de produto que adquire, optando pelos não oleosos, não comedogénicos (ou seja, que não causam a obstrução dos poros) ou com água como base.
  • Alterações hormonais: por exemplo, antes da menstruação, durante uma gravidez ou na menopausa.
  • Stress: a glândula adrenal – órgão que produz a hormona do stress, cortisol – expulsa a substância do seu organismo e, com ela, sai também um pouco de testosterona que, em mulheres, pode levar a que as glândulas sebáceas produzam mais sebo, resultando no aparecimento de acne.
  • Alterações ovarianas, nomeadamente ovários policísticos: um distúrbio decorrente do desequilíbrio hormonal que interfere no processo de ovulação e que tem como um dos sintomas o aumento da oleosidade da pele e o aparecimento de acne.

 

Como se trata a acne na idade adulta?

Quer procure uma maneira natural de combater a acne, ou um produto de cuidados de pele que o faça, temos dicas para lhe dar:

  • Rotina de pele diária: antes de mais, se pretende diminuir a acne, deve deixar de esfregar, tratar ou tocar demasiado a sua pele. Deve ter uma rotina de rosto diária, mas seguindo os seguintes passos: não lave a cara mais do que duas vezes por dia e, quando o fizer, use água fria ou morna e um produto de limpeza suave e aplique-o com as suas mãos, uma toalha de rosto para bebés ou uma escova de limpeza. Como produto, a nossa sugestão é o Facial Gel Cleanser, da Mesoestetic, que pode encontrar no Cuide de Si. Este produto regula a produção do sebo e combate a proliferação de infeções na pele, para além de a matificar e iluminar, conferindo-lhe um ar mais fresco e saudável.  

Mesoestetic Facial Gel Cleanser

  • Experimente o dermaroller para rosto e corpo: um rolo com 540 microagulhas que ajuda, entre outros, a diminuir a acne. O dermaroller produz pequenas lesões (sem causar qualquer dor), que são posteriormente preenchidas com novo tecido adiposo. Para além disso, este rolo também  potencia o efeito dos cremes e estimula a produção de colagénio, proteína que mantém as células de várias estruturas, entre as quais está a pele, firmes e unidas.

Dermaroller

Utilize este produto de acordo com as instruções disponíveis no website do Cuide de Si e  consiga uma melhor textura e qualidade da pele.

  • Tente reduzir o stress do seu dia-a-dia: dormir 8 horas todas as noites ajuda a reduzir o cortisol e permite à sua pele regenerar-se, e incluir atividades que a aliviem do stress no seu quotidiano, como 30 minutos de exercício físico por dia, produz endorfina, considerada um analgésico natural que reduz ansiedade e alivia tensões.
  • Comece o dia com água de limão quente, antes de comer ou beber o que quer que seja. Um copo de água morna com um pouco de sumo de limão pode ajudar a eliminar bactérias do seu intestino delgado, órgão que por vezes produz bactérias associadas ao aparecimento da acne.

Siga as nossas dicas, experimente os produtos que sugerimos e lembre-se de que o aparecimento de acne na idade adulta, para além de ser um problema comum, é perfeitamente tratável!

 

Autor: diamond | Categoria: Rosto

Este post foi criado em Segunda-feira, Outubro 3rd, 2016 às 11:00. Pode seguir as respostas a este post através do endereço RSS 2.0 feed.
Deixe o seu comentário
Trackback a partir do seu site

Existem 2 comentários a este post:

Emy Tamada
Dezembro 26th, 2016 at 17:15

Boa tarde,
Sim, normalmente os anticoncepcionais ajudam a melhorar a pele.
Sobre essa marca em particular não temos informações, o melhor é contactar um médico.
Atentamente,
Estética e Saúde

Marcia
Novembro 23rd, 2016 at 13:28

oi, os anticoncepcionais ajudam a melhorar a pele né? Vcs saberiam dizer se o anticoncepcional Cyclofemina melhora a pele? Pesquisei sobre isso no site desse injetável http://cyclofemina.com.br/ mas não encontrei sobre isso. obrigada!

Deixe o seu comentário