Estética e Saúde

O seu mundo de bem-estar

As vitaminas são fundamentais na regulação do metabolismo celular e nos processos que libertam energia dos alimentos.

Como o organismo não tem capacidade para produzir vitaminas, é muito importante ingeri-las através da alimentação. Embora atualmente, nos países ocidentais, as carências vitamínicas graves sejam raras, muitas pessoas ingerem quantidades deficientes destas substâncias, o que tem sido relacionado com o desenvolvimento de muitas doenças. Quando se trata de fornecer vitaminas e outros nutrientes fundamentais, nada substitui uma alimentação equilibrada e variada, pobre em gorduras saturadas, repleta de frutos, legumes e cereais integrais. Porém, nem sempre nos alimentamos da melhor forma e, por vezes, devido a fatores adversos, a alimentação não é suficiente. E se a isto ainda somarmos os efeitos negativos do stresse, do envelhecimento, da falta de exercício, da poluição e de determinadas doenças, a suplementação pode assumir um papel importante. As vitaminas classificam-se como lipossolúveis (A, D, E e K) e hidrossolúveis (8 vitaminas do complexo B e a C).

Vitamina A

Ações Essencial para a saúde dos olhos, da pele e das mucosas. Estimula a imunidade, aumentando a resistência às infeções. Participa no normal metabolismo do ferro e no processo de diferenciação celular. Fontes: peixe gordo, manteiga, fígado, gema de ovo, tomate, cenoura, pimento vermelho, ameixa, pêssego, alperce, meloa, agrião, espinafres, nabo, alface. O betacaroteno é a forma mais segura de vitamina A.

Vitamina A - Salmão

Vitamina D

Ações Regula os níveis de cálcio e fósforo, ajudando na formação de ossos e dentes saudáveis. Ajuda na prevenção da osteoporose, na absorção de cálcio, e é importante para o funcionamento muscular. Importante na função imunitária, em especial na prevenção de gripes e constipações. Fontes: Peixe gordo, lacticínios, óleo de fígado de bacalhau, gema de ovo. Chamada “vitamina do sol” porque o organismo consegue sintetizá-la através da exposição solar. No entanto, esta capacidade diminui com a idade, pelo que as deficiências são vulgares nas pessoas idosas. Mesmo os adultos jovens podem não a possuir em quantidades suficientes.

Vitamina D - Queijo

Vitamina E

Ações Poderoso antioxidante. Ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares e a retardar os efeitos do envelhecimento. Fortalece o sistema imunitário e contribui para a cicatrização da pele. Fontes: gérmen de trigo, óleos vegetais, frutos secos e sementes, legumes de folha verde e cereais integrais. Pode ser mais eficaz tomada com vitamina C.

Vitamina E - Frutos Secos

Vitamina K

Ações Estimula a coagulação do sangue. Ajuda na formação de ossos fortes e na prevenção da osteoporose. Fontes: legumes de folha verde: couve, acelga, brócolos, espinafres; pistácios, óleos vegetais, carnes, ovos e lacticínios. O teor desta vitamina perde-se com a congelação.

Vitamina K - Espinafres

 

Vitamina C

Ações Aumenta a imunidade, reduz os sintomas da constipação e encurta a sua duração. Participa na formação de colagénio para o funcionamento normal dos vasos sanguíneos, ossos, cartilagens, gengivas e pele. Importante no metabolismo produtor de energia e no funcionamento do sistema nervoso. Antioxidante. Ajuda a reduzir o cansaço e a fadiga e contribui para a absorção de ferro. Fontes: citrinos, brócolos, legumes de folha verde-escura, pimento vermelho, morangos, kiwi, batata e tomate. É provavelmente o suplemento mais consumido, mas mesmo as pessoas mais conhecedoras dos usos deste nutriente podem surpreender-se com a amplitude de benefícios que a vitamina C pode proporcionar.

Vitamina C - Citrinos

 

Tiamina (vitamina B1)

Ações Auxilia na produção de energia. Benéfica para o sistema nervoso. Importante na normal função psicológica. Fortalece o coração e é utilizada no caso de algumas doenças cardíacas. Fontes: cereais integrais, feijão, frutos secos, sementes, legumes, fígado, gema de ovo, leite e levedura de cerveja. É preferível tomada em conjunto com as restantes vitaminas do complexo B.

Tiamina (vitamina B1) - Cereais Integrais

Fonte: Vida Celeiro

Autor: Emy Tamada | Categoria: Saúde

Este post foi criado em Terça-feira, Abril 29th, 2014 às 21:49. Pode seguir as respostas a este post através do endereço RSS 2.0 feed.
Deixe o seu comentário
Trackback a partir do seu site

Deixe o seu comentário

Publipt! Clique Aqui!